Inserir subtítulo aqui

O resultado do desafio que lançámos ás nossas clientes tem sido uma verdadeira surpresa. As fotos, receitas de pratos, de petiscos e as variadas formas de utilizar os nossos produtos, que nos têm enviado, deixam-nos imensamente gratos e igualmente felizes. É o resultado dessas partilhas que deixamos nas páginas das várias receitas que temos aqui no site. Esperamos poder continuar a contar com a vossa interacção, pois nós continuaremos a tentar desenvolver o nosso trabalho para vos servir cada vez melhor. A todas/os muito obrigada!

Descrição de Andreia Barbas: Os dias de verão pedem receitas que possam ser partilhadas à mesa entre amigas/os, ou que  sejam práticas numa toalha de piquenique. Entre garfos ou guardanapos o que interessa é o sabor! Como podemos trazer um pouco do nosso Alentejo? Este delicioso folhado foi feito a partir de um dos melhores produtos da região: o Tomate seco! Cultivado, desidratado e embalado pelo Vale da Aramenha permite-nos incorporar em qualquer prato de forma bastante prática. Hoje em dia não temos possibilidade de investir muito tempo na preparação das refeições. E, por isso, aqui fica uma receita super prática e rápida de concretizar. Façam, partilhem e desfrutem com um copo de vinho ou um sumo natural a acompanhar! Tenho a certeza que todas/os irão apreciar!

SPORTUGAL

Ingredientes: 40 gramas de Tomate Desidratado Vale da Aramenha (previamente hidratado); 1 embalagem de massa folhada fresca; 2 mozzarellas frescas;  manjericão fresco; pimenta (idealmente a mistura de 3). 

Preparação: Pré aqueça o forno a 200 graus. Retire a massa folhada fresca da embalagem e pique com um garfo. Corte a mozzarella (duas) e disponha por toda a massa. De seguida coloque o tomate seco em pedaços (seja generosa/o porque o sabor é delicioso!). Por fim, adicione o manjericão fresco e moa a pimenta por cima. Leve ao forno entre 20/30 minutos e quando estiver dourado retire! Quem fica com a última fatia? 

O resultado final foi este. Desapareceu em minutos!  

Receita e fotos enviadas pela Andreia Barbas, a quem muito agradecemos a sua disponibilidade e o entusiasmo com que elaborou este maravilhoso folhado. Bem haja!

Coelho com Farinheira de Castanha "Vale da aramenha"

Ingredientes:
+/- 1 kg de coelho arranjado aos pedaços pequenos, 1 Farinheira de Castanha, 350 ml de vinho tinto, 2/3 dentes de alho, 1 folha de louro, 1 cebola média, 150 gr de tomate ( se fresco sem pele e grainhas)
azeite q.b, sal q.b, 1 pitada de piripiri, salsa ou coentros picados.

Preparação:

Colocar o coelho a marinar no vinho, com a pitada do sal, os 2 dentes de alho laminados e a folha de louro. de um dia para o outro. Num tacho, colocar a cebola picada, o alho (2 ou 3 dentes, picados, conforme o gosto) e 1 fio de azeite. Refogar em lume brando. Quando a cebola estiver mole, juntar o tomate ( fresco ou  em polpa), o coelho e cerca de 150/200 gr da marinada. Tempere a gosto (pode colocar para alem do piripiri, pimenta ou alecrim....). Deixe cozer durante 35 minutos. Vá vigiando. À parte coza a Farinheira de Castanha (eu cozi a vapor durante  30 minutos). Corte aos pedaços com cuidado e reserve. No final, quando tiver o coelho cozido, desligue o lume, junte a farinheira ao coelho e polvilhe com salsa ou coentros . Bom apetite! Se não gostar de coelho pode fazer com frango. Tenha o cuidado de remover a pele e ter atenção ao tempo de cozedura.

Receita e foto enviadas pela Joana Ricardo, a quem muito agradecemos esta original e maravilhosa receita. Bem haja!  

Lombo de porco recheado com Farinheira de Castanha "Vale da Aramenha" 

Preparação:

Faz-se uma marinada com alho, louro, uma pitada de: curcuma, pimentão doce fumado, gengibre, pimenta preta moída e sumo de 2 laranjas. Mete-se o lombo na respectiva marinada e guarda-se no frio. No dia seguinte recheia-se com a farinheira de castanha (sem pele), adiciona-se um pouco de tomate, batata doce partida aos bocados e as castanhas hidratadas e vai ao forno. Para acompanhamento podem utilizar-se legumes salteados. 

Receita e foto enviadas pela MariBela Cordeiro a quem muito agradecemos esta deliciosa receita. Bem haja!   

Salada de Ervilhas tortas com ovo escalfado e Castanha torrada 

Modo de preparar:

Deixar as castanhas desidratadas em água durante pelo menos 4 horas. Saltear as ervilhas tortas numa frigideira anti-aderente, com fio azeite, sal e dentes de alho . Tapar e deixar cozinhar até ficarem tenras. Num tacho colocar duas medidas de vinagre para uma de água e deixar ferver. Partir o ovo e colocar numa taça pequena e, preferencialmente redonda. Quando começar a ferver levantar ligeiramente o tacho do fogo e colocar o ovo na água. Deixar 2 minutos. Retirar de imediato para uma taça de água com gelo para que a gema deixe imediatamente de cozer. Picar as castanhas a gosto e torrar num fio de azeite. Sirva as ervilhas num prato com tomates mini, o ovo escalfado e, por fim, as castanhas torradas por cima.         

Receita e foto enviadas pela Patricia, ( Pi para os amigos ) a quem muito agradecemos. Uma deliciosa salada para os dias quentes. Bem haja!  

Delícias para um lanche ajantarado 

Ingredientes

2 fatias torradas, de pão de Farinha de Castanha, Queijo para barrar de Cabra com Castanha e Castanhas de Marvão - Portalegre DOP (desidratadas) cozidas e temos um maravilhoso lanche. 

Sugestão e fotos enviadas pela Vanda Silva a quem agradecemos a partilha de como podem ser utilizados os nossos produtos. Bem haja!  

Frango com laranja e castanhas 

Ingredientes / Preparação
Picar uma cebola pequena e 6 dentes de alho. Colocar azeite, pimentão vermelho em pó, sal e pimenta e espremer um limão numa taça. Envolver a galinha neste preparado, juntar as metades de outro limão e deixar numa caixa no frigorífico pelo menos 6 horas. Colocar as castanhas desidratadas do Vale da Aramenha em água, para hidratarem, durante pelo menos 4 horas. Descascar duas cenouras pequenas e cortar ás rodelas. Picar grosseiramente 100 gr de couve flor.          Colocar no fundo do tacho as cenouras e a couve flor, de seguida verter a galinha com a marinada, as castanhas e rodelas de uma laranja média. Deixar cozinhar em lume brando durante pelo menos 3 horas. Se for necessário acrescentar água durante a cozedura para não pegar e criar molho suculento. 

Receita e foto enviadas pela Patricia ( Pi, para os amigos) a quem muito agradecemos. Delicioso prato de frango com laranja e Castanhas de Marvão-Portalegre DOP desidratdas! Bem haja!

Sugestões irresistíveis 

Ingredientes para o pequeno - almoço:

Pãozinho de Farinha de Castanha com ovos mexidos

Ingredientes para uma entrada especial:

Pãozinho com Queijo curado de cabra e Castanha de Marvão Portalegre DOP desidratada.

Sugestões e fotos enviadas pela Vera Gil, a quem agradecemos, por partilhar connosco a forma rápida de como se pode elaborar um bom petisco. Bem haja!   

Ovinhos mexidos com Farinheira de Castanha "Vale da Aramenha"

Ingredientes / Preparação

Ovos, Farinheira de Castanha e um pouco de salsa

Com um garfo desmancha a farinheira, junta os ovos, pica a salsa e envolve tudo muito bem. Mexe numa frigideira até o ovo estar cozinhado (+ ou -, conforme o gosto). Pode acompanhar com legumes cozidos ou salada.

Sugestão e foto enviadas pela Mamã Paleo, a quem muito agradecemos os maravilhosos pratos que nos apresenta. Bem haja!   

 Farinheira de Castanha "Vale da Aramenha" salteada com ovos e espargos

Ingredientes / Preparação:

Saltear, numa frigideira sem adição de gordura, 1/2 duma Farinheira de Castanha e 6 espargos cortados aos bocadinhos, juntar 3/4 ovos batidos com pimenta e sal e envolver tudo até ficar cozinhado a gosto.

Receita e foto enviadas pela Patricia ( Pi, para os amigos) a quem muito agradecemos a receita deste belo petisco. Bem haja! 

Sugestão para um lanche matinal

Tostinhas com Doce de Castanha é uma sugestão para 5 minutos de pausa, a meio da manhã.

A sugestão e a foto foram enviadas pela Georgina Silva, que mal e encomenda chegou não resistiu à tentação. Bem Haja!

.

Coelho com Castanhas e Shitake

Ingredientes:

1 coelho, 400 g de castanhas cozidas (frescas ou desidratadas), 200 g de shiitake, 1 cebola, 2 dentes de alho, 0,5 dl de azeite, 1,5 dl de vinho branco, 1 colherzinha de colorau, 1 folha de louro, salsa, sal e pimenta.

Preparação:

Cortamos o coelho em pedaços e temperamos com o vinho, o colorau, sal e pimenta. e deixamos em repouso durante 1 hora.Num tacho pomos o azeite a aquecer e juntamos o coelho escorrido. Deixamos cozinhar mexendo de vez em quando até o coelho ficar douradinho. Adicionamos a cebola cortada e os alhos pisados, o louro e a salsa e deixamos refogar durante 5 minutos. Juntamos a marinada e um pouco de água, se acharmos necessário, e deixamos cozinhar em lume brando até o coelho estar cozido, juntamos os shiitake e deixamos cozinhar mais um pouco, no final pomos as castanhas já cozidas e deixamos apurar um bocadinho.

                                                                                   Receitas