Inserir subtítulo aqui

O resultado do desafio que lançámos ás nossas clientes tem sido uma verdadeira surpresa. As fotos, receitas de pratos, de petiscos e as variadas formas de utilizar os nossos produtos, que nos têm enviado, deixam-nos imensamente gratos e igualmente felizes. É o resultado dessas partilhas que deixamos nas páginas das várias receitas que temos aqui no site. Esperamos poder continuar a contar com a vossa interacção, pois nós continuaremos a tentar desenvolver o nosso trabalho para vos servir cada vez melhor. A todas/os muito obrigado!

Pão Saloio - Vegan, sem Glúten

Ingredientes

550 ml água tépida
160 gr de farinha de aveia 
130 gr  de farinha de arroz 
110 gr de farinha de castanha  do Vale da Aramenha
110 gr de polvilho doce
60 gr linhaça moída 
2 colheres de sopa de psyllium husk 
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de vinagre de sidra
1 colher de chá de açúcar de coco 
8 gr de levedura seca (fermento de padeiro seco) 
sal q.b

Preparação

Misturar bem todas os ingredientes secos e reservar.                           Em metade da água colocar a levedura e o açúcar de coco. Mexer e deixar repousar durante pelo menos 15 minutos. Adicionar a restante água, o psyllium, o azeite, o sal e o vinagre e mexer. Juntar às farinhas e mexer tudo muito bem até obter uma massa leve e maleável.               Em seguida, coloque num recipiente de vidro, tape e deixe repousar cerca de 2 horas. Polvilhe uma folha de papel vegetal com polvilho doce e confira a forma desejada à massa. Coloque numa panela de barro/ferro fundido/outra que possa ir ao forno, quente (aquecer no forno). Tape e leve ao forno a 220º durante 45/50 minutos. Depois, destape, retire do tacho e deixe cozinhar mais 10/15 minutos, até ficar com a côdea bem estaladiça e dourada.                                Preferencialmente, deixe arrefecer antes de cortar.

Receita enviada pela Mamã Paleo, a quem muito agradecemos. irresistíveis fatias de pão vegan - sem glúten. Bem haja! 

Pão de Farinha de Castanha e Trigo

Ingredientes

1 Kg de farinha de trigo
 sem fermento
250g de farinha de castanha
600g de água morna
1 colher de chá de sal integral
15g de fermento de padeiro fresco

Preparação

Num recipiente colocam-se as duas farinhas e misturam-se. Misture a água morna com o sal e o fermento. Mexer bem até diluir o fermento e o sal, em seguida acrescente ao recipiente das farinhas. Envolver tudo. Não é preciso amassar muito, apenas misturar até que a farinha absorva toda a água. Cobrir com um pano e deixar levedar 2 horas. Pré-aquecer o forno a 200º. Polvilhar a bancada com um pouco de farinha e colocar a massa em cima. Separar a massa em 3 ou 4 porções. Dobrar a massa ao meio e novamente ao meio. Polvilhe um tabuleiro com um pouco de farinha e coloque os pães com a dobra para baixo. Leve ao forno durante 30 a 40 minutos. Verificar se este tempo é suficiente, o pão deve tostar um pouco para criar uma boa crosta.

Receita enviada pela Angelina Caixeiro, a quem muito agradecemos. Pão de mistura simplesmente maravilho! Bem haja!  

Pão de Farinha de Castanha e Sementes

Ingredientes

50 grs de farinha de castanha, 50 grs de polvilho doce, 50 grs de farinha teff, 15 grs de farinha de linhaça dourada, sal q.b., 1 colher de sobremesa de fermento de padeiro sem glúten, 1 colher de bicarbonato de sódio, sementes q.b a gosto.

Preparação

Misture aos secos com exceção do bicarbonato e do fermento 1 colher de azeite, 1 colher de vinagre de maçã, cerca de 240 grs de água morna, junte lentamente aos sólidos e amasse bem, junte o fermento e o bicarbonato (deixe a fermentar cerca de 30 min), molde bolas, coloque sementes em cima, faça um corte com uma faca e leve ao forno a 175° , cerca de 3 minutos. 

Receita e foto enviadas pela Sofia Henriques Rodrigues, a quem muito agradecemos. De fazer água na boca este Pãozinho!  Bem haja!

Pão de Castanha para fazer na Bimby


Ingredientes

250 grs de água, 50 grs de azeite alentejano, 11 grs de fermento de padeiro (seco), oregãos qb, 250 grs de farinha de trigo com fermento, 250 grs de farinha de Castanha, 1 colher de chá de sal marinho e 1 colher de chá de acuçar de cana.

Preparação:

Insira no misturador: a água, os oregãos e o fermento, de seguida programe 3 minutos, 37ªC, velocidade 2.  Adicione a farinha de Castanha, a farinha de trigo, o sal e o açucar. Programe 4 min/vel TM5.                                                            Molde o pão, faça um pequeno corte ao meio ou em cruz e num tabuleiro, forrado com papel vegetal e enfarinhado, leve ao forno durante 30 minutos, a 180ºC.                                                                                          

O forno deve estar previamente aquecido e com uma taça de água dentro.   

Receita enviada pelo Srº Ricardo Mourato, a quem muito agradecemos a partilha. Bem haja!