Porto da Espada                                       
Inserir subtítulo aqui

A Lenda

O Porto da Espada  está situado no Parque Natural da Serra de S. Mamede, a meia dúzia de quilómetros de S. Salvador de Aramenha, freguesia a que pertence e a poucos mais de Marvão, sua sede de Concelho, no Alto Alentejo. As suas casas elevam-se no vale e serpenteiam pela encosta até ao sítio chamado Porto, que talvez em tempos tivesse sido ponto de trânsito de mercadorias por via terreste. Talvez daí a origem do seu nome. Pois diz a lenda  ( versão I ) que em tempos ali se travou batalha entre Mouros e Cristãos. Tendo os últimos chegado ao sitio do Porto dizendo que: _"Aqui se puxa da espada." Havendo ainda outra versão: _"Desde o Porto da arrancada , até ao desembainhar da espada." Poderá entender-se a palavra Porto pelo sítio de onde os homens partiram em atitude de luta, tendo dado ao lugar do combate o nome de Espada. Daí, talvez o Porto da Espada.( I )  Versão de Porto da Espada (Marvão), recolhida e publicada por Maria Tavares Transmontano (1979) - Subsídios para a Monografia do Porto da Espada [...] .

( Versão II )
Se tu visses o que eu vi,
Fugias como eu fugi.
Desde o Porto da arrancada
Até ao puxar da espada
Cem homens mortos eu vi. 
( II ) "Algumas Lendas da Serra de São Mamede", separata de Ibn Maruán - Revista Cultural do Concelho de Marvão, nº 6, Dezembro: 39.

Região de boas nascentes, terrenos calcários e uma vasta área verde extremamente diversificada possui uma das maiores riquezas do concelho.