Bolos e Doces
Inserir subtítulo aqui

Bolo da Sofia

Ingredientes / Preparação

3 ovos e 1 clara, 1 abacate, sumo de 1 laranja, 1 colher de chá de óleo de coco, 1 pastilha de manteiga de cacau e 1 tâmara. bate tudo no liquidificador, depois junta 4 colheres de sopa de farinha de castanha, 3 de farinha de amêndoa, 1 colher de farinha de linhaça dourada, 1 polvilho doce, 1 colher de sopa rasa de açafrão, 1 colher de chá de bicarbonato e bate novamente.

Forra uma forma com papel vegetal e leva ao forno pré aquecido a 200° com cobertura de chocolate (85%), muita pimenta preta, pastilha de manteiga de cacau, leite de coco, polvilhado com pólen.

Parece complexo mas leva apenas  5 minutos a fazer e 10 minutos a cozer no forno. 

Receita enviada pela Sofia Henriques Rodrigues, a quem muito agradecemos. Bem haja!

Bolo de Farinha de Castanha e Mel

Ingredientes:

6 ovos, 2 chávenas de chá de açucar, 1/2 chávena de azeite, 1/2 chávena de água - mel, 2 chávenas de farinha de Castanha, 1 chávena de farinha de trigo e 1 colher de fermento em pó.

Preparação:

Bata os ovos com o açucar, adicione o azeite, a água - mel e bata mais um pouco, por fim junte a farinha e o fermento.        Deite numa forma bem untada e leve a cozer durante cerca de 40 minutos, em forno pré aquecido.

Receita enviada por Manu Santos, a quem muito agradecemos. Bem Haja!

Arroz doce com Castanhas de Marvão - Portalegre DOP desidratadas

             Ingredientes:

1 litro de água                                     1 litro de leite                                       1 xícara de arroz                                 1 xícara de castanhas bem cozidas   1 xícara de açucar                               1 pau de canela                                   1 casca de laranja                               1 pitada de sal e canela em pó                                     

               Preparação:                     

Ponha a água numa panela com as castanhas cozidas, o pau de canela, a pitada do sal e a casca de laranja. Quando estiver a ferver junte o arroz e deixe cozer em lume brando. Quando estiver quase seco junte o leite quente e deixe cozer mais um pouco, mexendo sempre. Por fim adicione o açucar. Disponha o arroz doce em tacinhas e porlvilhe com a canela em pó. 

Madalenas de Castanha à minha moda

Ingredientes:

1 ovo
200 gr de farinha de castanha
uma pitada de sal
150 gr de açúcar
150 gr de manteiga
1 colher de rum ou brandy
150 gr de farinha c/ fermento
 

Preparação:                        

Bata a clara em castelo com o sal durante 5 minutos. Junte a gema, a farinha de castanha, o açúcar, a manteiga e o run. Bata até misturar bem e só depois incorpore a farinha com o fermento, bata novamente. Deite nas forminhas para queques e leveao forno durante 10 minutos aproximadamente. 

                           Castanhas com leite


Ponha as castanhas a cozer com um pau de canela e uma flor de anis ou uma casquinha de laranja. Depois de cozidas junte leite.  Sirva como sobremesa, pequeno almoço ou lanche.