Inserir subtítulo aqui

Bolachas fofíssimas

                                                                                                                                                               Ingredientes  

3 ovos, 100 gr manteiga amolecida, 1/4 chávena de açúcar de coco (ajustar ao gosto), raspa de 1 limão, 1 chávena de farinha de castanha do Vale da Aramenha, 1 chávena de farinha de coco, 1/2 chávena de farinha de amêndoa e 1 colher de fermento em pó.

Preparação

Misturar com uma colher de pau todos os ingredientes pela ordem indicada. Deixar a massa repousar cerca de 30 minutos no frigorífico. (Este passo é opcional, serve para ajudar a moldar a massa). Pré-aquecer o forno a 180º.        Estender a massa com as mãos húmidas ou com o rolo da massa entre duas folhas de papel vegetal. Usar um copo ou um cortador ou moldar à mão as bolachas. Dispor numa folha de papel vegetal ou tapete de silicone. Levar ao forno, a 180º, cerca de 10 minutos ou até ganharem cor. (Ajustar a cada forno). Deixar arrefecer em cima de uma grelha. Rende cerca de 40 bolachas.

Receita e foto enviadas pela Paula Ruivo que com bons produtos e as suas mãos de ouro , faz bolachinhas maravilhosas, a quem muito agradecemos. Bem haja! 

Boleima de Maçã e Castanha

Ingredientes

800 g de farinha de trigo, 200 g de Farinha de Castanha "Vale da Aramenha", 1 chávena de leite, 1 chávena de azeite, 1 frasco de Doce de Maçã com Castanha "Vale da Aramenha", 250 g de Castanha de Marvão - Portalegre DOP "Vale da Aramenha" desidratada, 2 maçãs, 1 pitada de sal, açúcar e canela qb. 

Preparação

Comece por cozer as castanhas desidratadas, escorra a água e reserve.Num recipiente, misture as duas farinhas, junte o leite, o azeite e a pitada de sal. Amasse até obter uma massa branda, mas que possa ser estendida com o rolo da massa. Divida a massa ao meio.Num tabuleiro grande, estende-se metade da massa, cobre-se com o doce de maçã com castanha, por cima coloca-se uma camada de maçã cortada às rodelas finas, distribuem-se as castanhas cozidas e polvilha-se com açúcar e canela.Cobre-se com a restante massa e volta-se a polvilhar com açúcar e canela. A massa da camada superior deve ser cortada aos quadrados para que a cozedura seja mais uniforme.Depois de cozida, cortam-se completamente os quadrados e retiram-se do tabuleiro.

 Receita e fotos enviadas pela Angelina Caixeiro, a quem muito agradecemos e incentivamos a continuar com as suas maravilhosas receitas.  Bem haja! 

Bolo da Sofia

Ingredientes / Preparação

3 ovos e 1 clara, 1 abacate, sumo de 1 laranja, 1 colher de chá de óleo de coco, 1 pastilha de manteiga de cacau e 1 tâmara. bate tudo no liquidificador, depois junta 4 colheres de sopa de farinha de castanha, 3 de farinha de amêndoa, 1 colher de farinha de linhaça dourada, 1 polvilho doce, 1 colher de sopa rasa de açafrão, 1 colher de chá de bicarbonato e bate novamente.

Forra uma forma com papel vegetal e leva ao forno pré aquecido a 200° com cobertura de chocolate (85%), muita pimenta preta, pastilha de manteiga de cacau, leite de coco, polvilhado com pólen.

Parece complexo mas leva apenas  5 minutos a fazer e 10 minutos a cozer no forno. 

Receita  e foto enviadas pela Sofia Henriques Rodrigues, a quem já conhecemos os seu dotes e muito agradecemos. Bem haja!

Azevias recheadas com puré de castanha

Ingredientes da massa (para 6 azevias):  2 ovos inteiros, 120 gr fubá de mandioca  55 gr fécula de batata, 25 g de farinha de amêndoa, 15 g de farinha de coco, 60 gr de manteiga sem sal.  Ingredientes do recheio:  100 gr de puré de castanhas, 1 colher de sopa de mel (adaptar a gosto), 1 colher café de extrato de baunilha. Se necessário adicionar água para ajustar a consistência, canela e eritritol (ou outro açúcar "seco" a gosto).

Preparação: Num processador de alimentos juntar todos os ingredientes da massa e misturar até formar uma bola. Embrulhar a massa em película aderente e refrigerar durante 30 minutos. No entretanto, preparar o recheio de castanha. Cozer as castanhas até estarem macias. Escorrer a água e reduzir as castanhas a puré. Adicionar o mel e o extrato de baunilha e combinar. Adicionar água se for necessário ajustar a consistência do doce de castanha. Deixar arrefecer. Voltando novamente à massa, após os 30 minutos no frigorífico, devem polvilhar a superfície de trabalho com fubá de mandioca e esticar a massa com o auxílio de um rolo adequado. A massa deverá ficar com uns 3mm de espessura. Cortar um a um, quadrados de massa, rechear com o doce de castanha e colocar um novo quadrado por cima. Pressionar as extremidades com as pontas dos dedos para fechar a massa e utilizar um cortador de rissóis para dar aquele aspeto final recortado. Levar ao forno a 180ºC, durante 20 minutos, (pincelar com azeite a superfície das azevias) ou fritar em azeite e posteriormente polvilhar com canela e eritritol (açúcar de baixo IG e de cor cristalina).

Receita e fotos enviadas pela Inês Martins, que apesar de residir na Escócia é uma cliente fiel dos nossos produtos, a quem agradecemos a sua extraordinária partilha. Bem haja! 

.

Bolinhos da d. Ana

Ingredientes / Preparação

100 g de Farinha de "Castanha Vale da Aramenha", 50 g de farinha de trigo ou espelta, 70 g de açúcar amarelo ou mascavado, 100 g de manteiga refrigerada e cortada em cubos , 1 ovo inteiro + 1 gema, 1 patada de sal, 1/2 colher de chá de fermento em pó.

Numa taça coloque a farinha de trigo e a farinha de castanha. Junte o açúcar, o sal e o fermento. Misture tudo muito bem. Adicione a manteiga e com as mãos, esfarele a manteiga na mistura de farinha, até obter uma massa tipo areia. Por fim junte o ovo e a gema levemente batidos e misture bem até obter uma mistura homogénea, mas trabalhando só o suficiente para que os ovos fiquem bem misturados. Coloque a massa durante pelo menos meia hora a refrigerar. Findo o tempo, pegue na massa e faça bolinhas (cerca de 30g cada uma), ou molde-as com duas colheres pequenas, e coloque-as num tabuleiro de forno, previamente forrado com papel vegetal ou folha de silicone. Leve ao forno, pré-aquecido a 170 ºC, durante 10 a 12 minutos. Deixe secar os bolinhos no forno meio aberto, até arrefecerem.

                 Receita e foto enviadas pela Ana Vilhena, que nos deixou com imensa vontade de experimentar  a sua receita e a quem muito agradecemos. Bem haja! 

Castanhas simples e maravilhosas

Colocar as Castanhas do "Vale da Aramenha" em água para hidratar, no dia seguinte colocar ao lume nessa mesma água, uma pitada de sal, uma colher de açúcar mascavado e um pau de canela, durante + / - 30 minutos, se necessário acrescentar um pouco de água. Já está!

 Para quem gosta, pode juntar leite na altura de comer.

Receita e foto enviadas pela Estrela da Paz, a quem muito agradecemos. Receita simples e a forma de conhecer o verdadeiro sabor da nossa castanha. Bem haja! 

Bolo de Farinha de Castanha e Mel

Ingredientes:

6 ovos, 2 chávenas de chá de açucar, 1/2 chávena de azeite, 1/2 chávena de água - mel, 2 chávenas de farinha de Castanha, 1 chávena de farinha de trigo e 1 colher de fermento em pó.

Preparação:

Bata os ovos com o açucar, adicione o azeite, a água - mel e bata mais um pouco, por fim junte a farinha e o fermento.     Deite numa forma bem untada e leve a cozer durante cerca de 40 minutos, em forno pré aquecido.

Receita enviada por Manu Santos, a quem muito agradecemos. Bem Haja!

Arroz doce com Castanhas de Marvão - Portalegre DOP desidratadas

  Ingredientes:

 Água  quanto baste para cozer as castanhas   1 litro de leite, 1 xícara de arroz, 1 xícara de castanhas bem cozidas, 1 xícara de açucar, 1 flor de anis, 1 casca de laranja,  1 pitada de sal e canela em pó.                                       

Preparação:

Ponha água abundante numa panela com as castanhas , a flor de anis, a pitada do sal e a casca de laranja. Quando as castanhas estiverem bem cozidas, junte o arroz e deixe-o cozer em lume brando. Vá adicionando o leite quente, mexendo sempre. Por fim adicione o açucar. Disponha o arroz doce em tacinhas e porlvilhe com a canela em pó.

Madalenas de Castanha à minha moda

Ingredientes:

1 ovo, 100 gr de farinha de castanha,  250 gr de farinha c/ fermento, uma pitada de  sal, 150 gr de açúcar,  150 gr de manteiga, 1 colher de rum ou brandy.

Preparação:                        

Bata a clara em castelo com o sal durante 5 minutos. Junte a gema, a farinha de castanha, o açúcar, a manteiga e o run. Bata até misturar bem e só depois incorpore a farinha com o fermento, bata novamente. Deite nas forminhas para queques e leve ao forno durante 10 minutos aproximadamente. 

Castanhas com Leite

Preparação:

Ponha as castanhas a cozer com um pau de canela ou uma flor de anis e uma casquinha de laranja. Depois de bem cozidas junte leite.  Sirva como sobremesa, pequeno almoço ou lanche.